quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Como conviver com a culpa?

 

Eu começo com a seguinte pergunta...

Quem nunca?

Sabe uma brincadeira que algumas pessoas praticam com bebidas, bem vamos fazer com copos de água mesmo, é mais saudável e sem se embreagar, assim nao fugimos das regras biblicas... 


É claro que estou brincando, mas pense bem.

Quem nunca errou?

Quem nunca pecou?

Quem nunca machucou alguém fisicamente, direta ou indiretamente?

Quem nunca feriu alguém, emocionalmente? Amigo(a), irmão (a), namorado(a), esposo(a), pai ou mãe parentes em geral, um ser humano.

Quem nunca feriu um animal, proposital, para se defender, ou sem querer?

Quem nunca fez algo que não desejava? Ou fez algo que desejava muito e se arrependeu?

Quem nunca sentiu remorso, culpa ou dor?

Quantos ainda estão sóbrios? 

Espero que todos, pois a brincadeira era com água rsrs

A questão é:

Pode ser por coisas “simples”, como sair de uma  dieta, ou de forma mais profunda, por acidente ter feito, ou não, algo que pode ter provocado um acidente ou até um processo de luto. 

Todos fizemos, sofremos, ou falamos, algo que nos feriu de alguma forma.

É quando nos encouraçamos, e não se engane é um processo que começa na infância, com pequenas atitudes. Como assim? é quando nos prometemos que nada de mal vai acontecer novamente ex.: quando você é trocado por um outro colega na infância, vc diz: -nunca mais confio em ninguém. Ou é traido: -homens, ou mulheres, não prestam, ou - as pessoas não sabem amar. Ou quando parte de vc o erro, a frase geralmente é : - o que há de errado comigo? - eu não sou uma pessoa boa. - só sei machucar quem amo. 

Então criamos em nós, a capacidade de afastar as pessoas, ou de nos proteger delas....

Nos encouraçamos.

Tem um trexo de procurando Nemo que é muito interessante:

Marlin: “Eu prometi que nunca deixaria nada acontecer com ele…”

Dory: “Coisa engraçada de se prometer. Se você deixar nada acontecer com ele, aí nada vai acontecer com ele. Não seria bacana pro Nemo.”

“Procurando Nemo”. Disney Pixar, 2001.

É engraçado porque quando dizemos não vamos mais machucar, ou ser machucados, dizemos que nada vai acontecer. E para desenvolver, crescer, mudar ou ser moldados, precisamos entender que algo vai acontecer.

Pensando biblicamente, voltamos para o vaso na mão do oleiro...

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de IsrIsrael Jeremias 18:4 a 6


Nessa história eu entendo que Jeremias, está preocupado com o sofrimento do povo de Israel. E Deus diz a ele que para haver mudança, precisa haver quebra, e conserto.

No entanto como conviver com erros? A mente humana tem a capacidade de catalizar a dor, remorsos, arrependimentos e transforma-los em culpas. Com pequenas falhas até as maiores. Trazendo assim para uma vida de reclusão e dor.

A psicanálise explica a culpa como um sentimento emocional que está intimamente relacionado ao remorso. Ocorre quando uma pessoa acredita, ou percebe que comprometeu seus próprios padrões de conduta, ou violou os padrões morais, e tem responsabilidade significativa por essa violação.

Como eu disse antes, todos já vivemos isso de alguma forma, mas viver isso de forma intensa pode ser prejudicial. 

Porque é quando nossas culpas, nos enchem de couraças e nossas couraças nos paralisam, ou nos tornam agressivos, ou não trazem aprendizado e assim estagnamos.

Então como me livrar da culpa, e viver de forma acertiva?

Bem  vou dizer o que tem me ajudado.

1° Não acredite, que a culpa e a dor somem da noite para o dia. Na verdade é preciso aprender a caminhar com elas, com o passar do tempo entender que foram importantes para seu crescimento, isso pode demorar dias, meses anos, é definitivamente um processo.

2° Se essa dor te devora de forma incontrolável é necessário admitir que precisa de ajuda profissional, psicólogo ou psiquiatras, as vzs os dois. Falar sobre o fato com quem entende do assunto é muito bom, mas ao contrário do que as pessoas pensam, remoer constantemente, consigo mesmo ou com "amigos", não é saudável, pois não traz ação para mudança, baseadas em seus sentimentos e, ou forma de agir, mas as vezes baseado no que o outro faria, podendo até aumentar o processo de dor, ou culpa, ou até transferência de responsabilização, para o processo de cura.

3° É importante não se esquivar de sua responsabilidade. Nem mais nem menos. Olhar o que foi feito de errado em sua concepção e fazer diferente a partir daí. Nem sempre dá para consertar o que passou, mas é possivel construir algo melhor. Também não é saudável assumir tudo como sua responsabilidade, não procure culpados, e não assuma o que não fez.

4° Criar mudanças de pensamentos, hábitos, ações de forma positiva. Sem se vestir de couraças, lembre-se do que a Dory diz, se prometer que nada vai acontecer, não vai viver nada. E o que Deus diz a Jeremias, é preciso ser quebrado para ser moldados.

5° SOFRA-  Uma vez ouvi uma pregação do PR. Cláudio Duarte, onde ele descreveu muito bem, essa questão da importância de sofrer. Ele falou sobre Neemias, quando o mesmo recebe a notícia da Terra que está devastada, então Neemias chora... ele lamenta, sofre... mas em seguida ele se levanta e toma uma atitude. SOFRA... mas não por toda uma vida. Tem hora para chorar, mas tem hora, para levantar.

6° Acredito que para mim esse ponto, tem sido o mais difícil nesse caminho.... PERDOE-SE..E perdoe o outro. Que dizer se preciso me perdoar admito que tenho culpa, mas me permito viver... muitas vezes isso é difícil, porque as vezes não acho justo sair "ilesa" digamos assim, de minha atitude errada, e aí me vejo na necessidade de me punir, mesmo com a falta do meu próprio perdão, e isso nos adoece, e nos afasta, de quem amamos,  de Deus, e de nós mesmos. Quando não perdoamos o outro, fazemos o mesmo com nossas próprias vidas. O outro está livre quando se perdoa, mas você se puni todos os dias com a memória do mal que ele te fez, enquanto ele, talvez nem lembre mais.

7° Aprenda a se amar e a amar o próximo. Não ame mais um do que o outro, é necessário amar igualmente.

8° Tenha FÉ, seja otimista, quando acreditamos que tudo vai dar certo, não fazemos promessas infundadas como as do Marlim... não perca energia com pessimismo, mude o disco, sim aconteceu e agora sou capaz de lidar com isso e agir diferente e pronto.

9° Evite conversas, com auto crítica, ou com críticas externas. Nós não precisamos de pessoas com porrete para nos bater todos os dias pelo nosso erro, ou de vez em quando, o que está no passado deve ficar lá, há não ser que seja para aprender, crescer, mas não para apanhar diversas vezes. E cuidado para não fazer o mesmo com as pessoas que lhe machucaram, trazer a tona em forma de crítica, ou para ratificar o quanto elas erraram com você. Não ajuda a crescerem, a serem curadas, ou transformadas, só as joga mais em um poço sem fim. 

10° E último vou voltar para Disney, quando, no filme LUCA.  Alberto ensina o mantra "Silêncio, Bruno!" Que é aquela voz interna que te põe para baixo e diz que vc não pode, não consegue, não vai da certo, vai se magoar de novo, então vc grita SILÊNCIO BRUNO. 

Eu acho que a Disney está com algum problema com o Bruno porque ainda dá para melhorar a situação cantando a música do desenho ENCANTO -

Não falamos do Bruno, não, não, não...



Brincadeiras a parte é uma forma de abafar essa voz negativa, cantando coisas positivas.

"Porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite."  Apocalipse 12:10b

E qual o propósito disso tudo?

É o de entender que somos capazes de viver intensamente, quando, permitimos nos olhar de forma diferente, e construir ao invés de couraças, muralhas, ou barreiras. Construimos pontes para uma vida melhor, entendendo o que Deus posiciona a Jeremias, sou barro, sou vaso, posso ser quebrado, mas serei transformado, se assim eu me permitir.








sábado, 12 de fevereiro de 2022

Seguindo viagem....



Mochila nas costas vamos para uma nova Jornada. Eu acho divertido falar disso, pois passei a vida mudando, meu pai é militar, então sempre mudava. Então colocar a mochila nas costas e viver uma nova aventura não era algo incomum.
E para uma nova jornada é preciso movimentar-se porque parado, não se vai a nenhum lugar. E eu escolho levar em uma mochila. Coragem, um Mapa, um GPS e suprimentos,


Coragem para enfrentar meus medos, devemos ter cuidado com o medo, pois ele adora roubar sonhos, principalmente o medo da Liberdade, medo de correr pelas possibilidades e caminhos diversos que a vida me proporciona, com essa liberdade, decepcionar as pessoas, me decepcionar, medo de crescer de evoluir, quando fugimos do que não acreditamos sermos capazes, não nos desenvolvemos e vivemos presos em frustrações e medos.


Medo?
a coragem não é a ausência do medo...
É importante entender do que temos medo....
Meu pai sempre foi o meu protetor, meu amor, meu exemplo e minha direção.
Eu tenho medo de perde-lo, medo da vida sem ele.
um dia eu escolhi não ABANDONÁ-LO, e hoje tenho medo dele me abandonar, de como será minha vida sem ele, como me refazer depois da sua ida, eu sempre imaginei minha mãe sucumbir a morte do meu pai, e hoje eu a vejo mais forte do que eu.
já algumas vezes eu tive, para perde-lo e perdi o chão e foi ela quem me disse! Ou estou aqui! e estamos juntas... mas eu não vi o chão.
Outro medo seria de terminar a vida só. Eu nunca fui ansiosa por um casamento filhos, mas sim por minha carreira, minha vida profissional, mas hoje eu olho para o lado e sinto falta de alguém, para me ajudar, e de alguém para eu amar, e um legado para deixar.... quero filhos alguém por quem eu dedique meu amor. e aí vem o medo da solidão.
Medo de errar, meu Deus esse é um dos meus maiores medos, de errar, sempre foi, de errar comigo, com o outro, com meus princípios e valores. com DEUS....
Se a máxima do aprender é errar isso significa que tenho duas opções, errar e aprender ou estagnar e não errar..
Das duas formar eu acabo frustrada.
A bíblia diz:
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Isaías 55:8-10


e diz também...
Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos
pode ser frustrado. Jó 42:2


veja bem, Os planos de Deus não se frustram, isso significa que os meus planos sim.... rsrs


depois que descobrimos nossos medos e entendemos, precisamos vencê-los, e para isso é preciso por mais que isso pareça muito estranho nos aliar a eles , anotá-los , dobrá-los e guardar no bolso, bem perto, para mostrar que somos maiores que os medos. E alimentar mais nossa coragem do que os nossos medos..., porque quando o fazemos Passamos a derrubar muros e a construir pontes que nos levam a um mundo de probabilidades;

Minha primeira viagem de carro sozinha foi assim, cheia de vontade de chegar, mas com medo de partir....


Ah!!!! E bem lembrado... agora que sabemos o que tememos precisamos de um mapa....



Um mapa, que não me dará a direção, mas os caminhos e me fará abrir os olhos, me orientando sobre as estradas e assim entender melhor objetivos, enxergar a forma e a distância do caminho, criar expectativas e estratégias para viver sonhos, não levar somente um mapa, mas um planejamento de vida, quando Gideão saiu para guerrear a ideia dele era vencer de Deus era mostrar quem nos faz vencer, o mapa te diz que caminhos pegar, mas sua confiança deve esta em Deus que te mostra o melhor caminho a pegar.
os caminhos mostraram a Gideão 32 mil homens, e desses, 22 mil desistiram após o Senhor apregoar que: “Quem for medroso e tímido volte, e retire-se do monte Gileade”. Apenas dez mil ficaram. Mas, para Deus, ainda eram muitos. Então, o Senhor disse: “Faze-os descer às águas, e ali os provarei; […] Qualquer que lamber as águas com a língua, como faz o cão, a esse porás de um lado; e a todo aquele que se ajoelhar para beber, porás do outro. E foi o número dos que lamberam a água, levando a mão à boca, trezentos homens; mas todo o restante do povo se ajoelhou para beber. Disse ainda o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam a água vos livrarei, e entregarei os midianitas na tua mão; mas, quanto ao resto do povo, volte cada um ao seu lugar.” Juizes 7
No nosso guia bíblico encontramos mais que um mapa, mas uma paixão uma realização, uma grande conquista; Um GPS, que me mostra à direção das estrelas, as condições atmosférica, um case que sim mostre caminhos já percorridos em qualquer lugar da Terra e maneiras para alcançar com qualidade a liberdade de sonhar, porque como diz Léon Tolstoi

“Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade que a liberdade não é um fim, mas uma conseqüência.”

E é claro precisarei de suprimentos, Para me energizar nesse grande vôo , as proteínas, para fortificar os músculos, pois o Vôo é longo e preciso bater bem minhas asas para não desistir no meio do caminho, Precisarei também de energia para curtir a caminhada, e a beleza da estrada, perceber paisagens e aproveitar cada rio de oportunidade, sentir cada detalhe da vida e claro me hidratar dessa água indispensável que é Jesus, que nos traz resiliência e o bom funcionamento de tudo e com essa nova jornada distribuir conhecimento e nutrientes pelos diferentes lugares que eu passar e é preciso lembrar: Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.


Martin Luther King


Pronto? Mochila preparada? É só seguir viagem...

E qual é o proposito disso? entender que a vida é feita de mudanças e que não vou parar de mudar e nem caminhar.. pois a vida é continua e o fim do caminho é a morte...

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

1 POR 1?

 É completamente insano pensar que escrevemos com o desejo que pessoas com dificuldades leiam? E sintam-se, inspiradas ou apoiadas, ou até mesmo menos frustradas, pois existem situações a quais já passaram, e passaram melhor, ou passaram pior, ou quem sabe igual e assim nos sentimos úteis de alguma forma, ou oramos para que pessoas mais sabias leiam, se assustem com tanta loucura e se compadeçam com bons concelhos, como esse " espero que um dia você se culpe menos." Eu também, mas hoje me culpo menos que ontem então, tá dando certo escrever.

Já percebeu, como somos um por  um , você me conta eu te conto, você faz por mim, faço por você,  um  segredo por outro,  uma dor, por outra. Preciso ter algo seu para dar algo meu, você me deve, eu te devo.

Eu trabalho com pessoas há alguns anos, mas é incrível que as pessoas que possuem dores profundas não se abrem com facilidade com pessoas "fortes", elas buscam algo que as identifiquem, uma dor igual ou parecida, então quando você é humano ou vulnerável é confiável, pois sabe que dói e como dói, não há julgamento, critica, ou repreensão.

Então quando sou eu mesma e conto a verdade, de quem sou, de como me sinto. Sou fraca, mas sou amiga...

Bem é curioso porque a bíblia diz:

 Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco, é que sou forte. 2corintios 12:10.

O curioso é que com Cristo é diferente Ele não esperou eu me abrir para ele se abrir, Ele se deu por inteiro. Abriu mão da sua força e glória e se fez carne "fraco", por mim. assim ele se tornou vulnerável, com possibilidades de pecar, transgredir as leis...

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:7,8

Ele se tornou fraco por mim....

Se tornou líder, levando a mensagem de sua própria morte para nossa vida, sua dor, para nossa liberdade, e sem pedir nada em troca.

As vezes dizemos que Ele pede, nosso amor, quando na verdade Ele se entregou sem pedir, não é condicional, é gratuito. 

Ele deseja o nosso amor e ama-lo incondicionalmente nos leva a vida eterna, com Ele, no entanto não ama-lo não apaga o que Ele fez por mim.

Nos concedeu milagres, esperança, vida e amor.

E qual o proposito disso?

Sua fraqueza te faz mais forte, sua força te torna fraco.

pra você pode ser um por um para Deus é infinito por zerooooooo




quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

TELHADO DE VIDRO



Quando o que desejamos não é o que queremos
Paulo diz: Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Romanos 7:19-20

Paulo fala claramente sobre mente e desejo, quando o que queremos é fazer o que é certo, mas desejamos o que não é, ou só não sabemos se é.
Quando me vi entrelaçada nesses pensamentos, eu sofri, porque surgiu uma nova imagem, tenho telhado de vidro.

Quando plantamos isso no nosso coração, pensamos, não posso ser quem sou? será que Deus vai me ouvir? será que ainda olha pra mim?
Deus me ama apesar de meu pecado. Não que por conta disso deva viver pecando.

Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço.
E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa.
De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.

Romanos 7:14-19

Então parei minhas atividades, minha vida, porque eu não me senti bem se eu peco como posso falar de quem amo, e quero que amem, se ainda não sou o que ele espera de mim.
Aí entendi, nunca serei o que Ele espera, porque se eu fosse, porque Ele deu seu único filho por mim, mas preciso desejar e lutar para ser, para que minha prioridade, seja Ele, e meu desejo para Ele

Veja bem, Moises, um homem paciente, e mesmo assim perdeu sua paciência quando viu um egípcio agredir um hebreu, atacou e matou, fugiu. E mesmo assim foi chamado para uma grande obra.
Davi homem segundo o coração de Deus, cobiçou 2Samuel 11:3 adulterou 1 Samuel 11:4, matou, 2Samuel 11:17 e 12:9 mentiu, 2 Samuel 11:7,8,12,13
Salomão homem sábio, escolhido para construção do templo,  adorou a deuses pagões.
Pedro, negou Jesus mesmo tendo caminhado 3 anos com Cristo, visto milagres, curas e escutado Palavras de vida saindo da boca daquele que é a própria Palavra, todos os dias. E foi quem continuou o projeto evangelistas de Jesus.
Paulo afastou Barnabé e Tiago, por uma falha de Tiago, mas depois diz a igreja que Tiago é um homem de Deus.

Bem, se olhar a bíblia o único homem, ser humano que não pecou, não errou e nem falhou foi CRISTO.

Não somos santos por nossas virtudes ou merecimentos...

“Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo Seu sangue, sere­mos por ele salvos da ira.” Rm 5.9.

Então, o que fazemos? nos culpamos, por falhar, que dizer eu me culpo, me culpo, por perder o João, me culpo por ter sido traída, por perder meu pai a cada dia, ou por qualquer coisa que aconteça com ele, por afastar as pessoas, por me ferir, por errar, por não errar.....
No entanto o que os personagens bíblicos faziam, pediam perdão e se perdoavam...
Se quisesse me orgulhar, não seria insensato de fazê-lo, pois estaria dizendo a verdade. Mas não o farei, pois não quero que ninguém me dê crédito além do que pode ver em minha vida ou ouvir em minha mensagem, ainda que eu tenha recebido revelações tão maravilhosas. Portanto, para evitar que eu me tornasse arrogante, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para me atormentar e impedir qualquer arrogância.
Em três ocasiões, supliquei ao Senhor que o removesse, mas ele disse: “Minha graça é tudo de que você precisa. Meu poder opera melhor na fraqueza”. Portanto, agora fico feliz de me orgulhar de minhas fraquezas, para que o poder de Deus opere por meu intermédio. Por isso aceito com prazer fraquezas e insultos, privações, perseguições e aflições que sofro por Cristo. Pois, quando sou fraco, então é que sou forte. (2 Coríntios 12.6-10 NVT

TODOS TEMOS TELHADOS DE VIDRO

Meu telhado de vidro é minha incapacidade de me perdoar, e de me desvencilhar do que sei que mesmo que não pareça me faz mal...
o que me leva a me ferir constantemente, pelo meu erro, ou medo de errar...
Medo de me expor, medo de não me expor...

E qual é o proposito disso?
Entender que sou barro, que sou vaso, e as vzs me vejo desejando ser o oleiro.....
Eu peco Deus me limpa, quebra e molda.
Não estou dizendo que tudo bem pecar... estou dizendo que...
13Quem esconde os seus pecados
não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. Proverbios 28:13.

O propósito é que DEUS é o oleiro, e eu preciso me entregar verdadeiramente a Ele e permitir que me molde...
ser barro e não vidro.



Sucesso

  O sucesso é uma estrada..... Estabeleça objetivos claros e específicos. Primeira coisa que devemos fazer é colocar  no papel o que verdade...